Praticar atividades físicas fortalece o corpo e a mente.

Que a prática de exercícios é fundamental para saúde do corpo não é mais dúvida para ninguém. Agora, novos estudos apontam os benefícios da prática das atividades físicas também para a mente, como apontam os pesquisadores do O’Donnel Brain Institute, do UT Southwestern Medical Center nos Estados Unidos.

Em estudo publicado no site oficial da Instituição os pesquisadores apontam a relação entre a falta de atividades físicas com o aumento acelerado da deterioração das fibras nervosas presentes no cérebro, o que está relacionado à perda de memória característica da demência. No estudo, avaliando pessoas mais velhas com risco de Alzheimer, foi observada a presença de uma massa branca mais fraca e isso estava relacionado a um baixo nível de atividade física do grupo amostral.

“Há evidências de que o que faz mal ao coração afeta o cérebro. Precisamos de estudos assim para descobrir como os dois estão interligados e encontrar a fórmula certa para prevenir o Alzheimer”, afirma Kan Ding, uma das autoras do estudo. “A pesquisa sustenta a hipótese de que melhorar a condição física melhora a saúde do cérebro e desacelera o processo de envelhecimento” também comenta a pesquisadora.

Já o aumento de massa cinzenta, responsável pelos movimentos, pensamentos, emoções e memória, foi observado em um outro estudo realizado pela Rush University College of Nursing, também nos Estados Unidos. Este aumento está relacionado a um estilo de vida ativo, melhorando as condições físicas e mentais, a memória e reduzindo a chance de demência e Alzheimer

“Um estilo de vida saudável beneficia a saúde do cérebro e pode ajudar a reduzir a atrofia da massa cinzenta” explica Shannon Halloway, autora do estudo.

Cuidar da saúde e do futuro, tanto seu quanto da sua família, é fundamental para uma velhice com mais felicidade. E para isso você pode contar com o Banneg para Crédito Consignado, Financiamentos a e muito mais. Clique aqui e fale com um dos nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *